Um caso sério de amor por Jane Austen

Eu sempre fui uma boa leitora, porém as mídias sociais passaram a tomar conta do meu tempo livre e eu acabei por abandonar os livros, passando a ter uma frequência de leitura vergonhosa, coisa de dois ou três livros por ano, isso eu praticamente me obrigando a terminar as leituras.

No dia 17 de junho agora, vou completar 3 meses em isolamento social, depois da metade do segundo mês eu precisei me afastar das notícias, não apenas da televisão, mas das redes sociais, que são a minha maior fonte de informação, isso junto com a necessidade de encontrar uma válvula de escape dessa realidade doentia me trouxeram de volta o hábito da leitura, em um mês e meio já foram cinco livros, reencontrei o prazer em uma boa leitura e o desejo de ler sempre mais.

Na minha última saída ao shopping, antes de eles fecharem, prevendo que eu iria passar um bom tempo em casa e precisaria de múltiplas e variadas tarefas pra dar conta de conter a minha hiperatividade (Sim, eu tenho diagnóstico de TDAH) passei por um estande de livros a preços promocionais e parei pra dar um olhada se havia algo do meu interesse.

 
Editora Principis eu te venero

Desde a época em que eu comecei a ler os romances de José de Alencar as pessoas me sugeriam Jane Austen, porém eu nunca encontrava uma edição que me agradasse então eu acabava não comprando os livros por achar eles feios, sim eu gosto de livros e gosto de livros bonitos. Eu vejo as edições em inglês, e elas são maravilhosas, um box mais bonito que o outro, enquanto nas edições brasileiras eu nunca encontrei um box que fosse do meu agrado. Qual não foi a minha grata surpresa em encontrar uma edição linda dos livros da Jane Austen e o melhor de tudo ... por 10 Reais cada! 

Essa edição da Principis é bem simples, os livros não são de capa dura, mas na minha opinião eles são bonitos e elegantes, eu já disse que cada um custou 10,00 reais? Gente, 10 reais. Clássicos da literatura mundial por um valor acessível, vocês entendem a importância disso? Pelo que eu entendi a Principis é uma das marcas da Editora Ciranda Cultural, no site da editora vocês encontram vários livros com esse precinho maravilhoso.

O Universo de Jane Austen é simplesmente tão maravilho que eu fico sem saber por onde, ou mesmo como começar a falar desses livros, essas três primeiras leituras despertaram em mim um interesse tão grande por conhecer mais sobre vida e obra dela que estou lendo teses de mestrado, artigos acadêmicos, outros blogs e qualquer coisa que eu encontro na internet sobre a vida e obra da Srta. Austen. 


"As obras de Jane Austen trazem em si lições humanistas e didáticas, lições importantes para a sociedade do novo milênio, carentes de valores como a integridade e respeito e também carente de delicadezas. Mas não é apenas no teor moral que se pauta a grandiosidade desta escritora inglesa. Jane Austen é grande pela construção de seus diálogos, pela forma inovadora que utiliza o discurso indireto livre, e, de uma forma geral, pela construção de seus romances." (Azerêdo, 2003)

Nessas pesquisas eu descobri que existe um Jane Austen Festival com duração de 10 dias, realizado anualmente em Bath, cidade onde ela morou boa parte da vida e onde se passam duas de suas histórias. Eu já comprei um porquinho estou colocando as moedas do troco do pão nele e me preparando para participar desse festival quando o mundo for novamente um local seguro para respirar. Participar desse festival entrou na minha lista de "Coisas pra fazer antes de morrer".


Eu descobri também que existe desde 2008 a  Jane Austen Sociedade do Brasil. Se tem uma coisa que é melhor do que encontrar uma nova paixão, é encontrar pessoas que dividem com  você essa mesma paixão... (Exceto quando se trata de uma pessoa por que ai é treta né.) Bom, mas vocês me entenderam. A Fundação conta com  encontros anuais e a publicação semestral de uma revista, a LiterAusten.

"A Revista LiterAusten (ISSN 2526-9739) é uma publicação da Jane Austen Sociedade do Brasil (JASBRA). É publicada semestralmente e tem objetivo divulgar os artigos dos Encontros Nacionais da JASBRA e publicações de pesquisadores nacionais e internacionais a respeito da escritora inglesa Jane Austen e, agora também, publicações sobre outras escritoras inglesas. A LiterAusten é um periódico de acesso aberto, com publicação em língua portuguesa e aceita artigos em outras línguas, sendo exclusivamente online." (Texto do próprio site)
 

Não preciso dizer que a minha opinião sobre os livros é super positiva, e não é só por que eu sou uma boba, romântica  e emocionada incurável, esses são livros consagradíssimos, com mais de 200 anos nas costas, foram traduzidos para mais de 40 idiomas, tem dezenas de adaptações para TV e  cinema e uma legião de fãs, do qual agora eu me considero parte. É triste saber que Jane Austen é mais uma autora que não teve suas obras reconhecidas em vida, inclusive ela nunca assinou nenhuma de suas publicações.

Me arrisco a dizer que o universo Jane Austen vai ser um tema frequente nesse blog, tem uma infinidade de assuntos e posts pra fazer, eu já estou pensando em um outfit lolita inspirado nos vestido do período regencial nenhum dos meus amigos aguenta mais me ouvir falar sobre Jane Austen

Por enquanto essa vai se tornar uma postagem fixa sobre Jane Austen, conforme eu for escrevendo os posts eu vou adicionando aqui, sinceramente eu não sei o quanto essa fase Austeniana vai durar, mas eu estou amando.  

Clicando na capa do livro você será direcionado para o post especifico.


 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero aderir a Moda Lolita, e agora o que eu faço? (Editado 20/05/2020)

Resumo: Chore para o Céu Anne Rice

Aniversário Surpresa da Gabrielle