Orgulho e Preconceito - Jane Austen



"Sou muito teimosa e não me deixo alarmar facilmente pelos outros. Minha coragem sempre se aguça ante qualquer tentativa de intimidação"

Vamos falar sobre Orgulho e Preconceito(O&P,), o romance mais famoso da minha atual romancista favorita. Que eu estou perdidamente apaixonada pelo universo de Jane Austen, isso todo mundo já sabe, ninguém aguenta mais me ouvir falar de Jane Austen, a pessoa fala "A" e eu já estou tipo "Por que naquele livro aquele personagem isso e pi pi pi pó pó pó". 

Vamos falar sobre o livro, eu fiz duas leituras de O&P, pra ser sensata é digo que é por que eu comprei outra edição e fiz a segunda para poder comparar já que havia uma diferença muito grande no número de páginas, mas a verdade é que eu li de novo, porque sim.




Gente a Editora Principis é simplesmente perfeita, eu já disse que os livros custam 10 reais? Minha única queixa é que eles não possuem uma padronização para os seis volumes da Srta. Austen, eu estava plenamente satisfeita em ficar com a edição deles Orgulho e Preconceito, Persuasão e Razão e Sensibilidade e comprar os outros três livros que me faltavam de outra editora, porém quando eu fui comprar os 3 volumes que me faltavam, o box estava em promoção de R$ 150,00 por R$ 60,00 então eu aproveitei e comprei os dois box.

Pra não ficar com livros repetidos em casa eu acabei vendendo essa edição linda.



Então agora eu tenho em mãos os 6 volumes da Martin Claret, que tem esse visual todo moderno que parece um editorial de moda e não um romance clássico, eu odiei? Sim! Na Metade dos livros tem uma ilustração no mesmo estilo colagem da 5ª série da capa. 

Assim, eu  entendi a proposta do artista mas eu simplesmente ODIEI! Principalmente quando eu comparo com as capas da Editora Principis, uma perfeita definição de "Menos é mais", é visualmente bonito, quando você olha de longe, mas na minha humilde opinião parece simplesmente fora de contexto.

E não foi só isso que eu odiei, eu também estranhei muito a troca do tradutor, pode ser por que eu já estava habituada ao trabalho do tradutor da Editora Principis, assim como na arte dos livros o tradutor da Martin Claret optou por uma modernização das palavras que em alguns momentos beirou a descaracterização.

Se você vai ler um romance de época, você esperar sentir através das palavras que é transportado para outra época, porém lendo essa edição eu senti algumas vezes que estava lendo a sinopse de algum capitulo de Malhação. 

Um ponto positivo para essa edição, a fonte tem um ótimo tamanho e a leitura é bem confortável, eu uso  óculos de descanso e normalmente eu preciso usa-los quando vou ler pois sinto a vista embaçada e dificuldade quando a fonte é pequena, mas essa edição eu consegui ler tranquilamente sem óculos.  

Mas ok, vamos falar sobre a história, no começo eu considerava que O&P era uma trama superestimada, mas hoje depois de duas leituras e depois de assistir a quase todas adaptações cinematográficas baseadas no livro eu consigo entender e sentir a força dessa história. Logo de cara quero deixar registrado que meu personagem favorito é o Sr. Bennet, ele é o tipo de pessoa que o mundo está desabando e ele tá nem ai pra nada.
"Quanto mais eu conheço o mundo, mais me sinto insatisfeita com ele; e a cada dia se confirma minha crença na incoerência de toda personalidade humana e na pouca confiança que podemos depositar na aparência de mérito ou de razão. "
Amados, eu tava de boa lendo meu romance e deparo com uma fala dessas minha reação:


Esse romance é repleto de personagens incríveis e complexos, dignos de análise, cada um deles tem muito a nos ensinar e eu pretendo apresentar de uma maneira bem didática, com memes é claro mas isso vai ser uma postagem específica eu juro. 

Vamos falar sobre as duas principais adaptações de O&P uma para a TV e outra para o cinema ( e eu já perdi a conta de  quantas vezes eu já assisti cada uma delas, é quase ... ah eu não tô fazendo nada, vou assistir O&P mais uma vez. 


 

Uma série britânica com 6 episódios e nunca na minha vida eu assisti uma adaptação tão perfeita e fiel ao livro quanto essa, perfeita é unica palavra possível para descrever esse trabalho, o que eles fizeram foi incrível,  a série e os atores foram premiadíssimos mas qualquer coisa que eles possam ter ganhado ainda é pouco, essa adaptação foi tão boa que ela devia ser um elogio, tipo: Nossa isso tá tão bom que parece Pride and Prejudice 1995 da BBC, e eu juro que não é exagero. 

 

 A adaptação para o cinema de 2005 não é tão fiel ao livro, mas eles foram muito muito felizes em todas alterações que fizeram, o único problema desse filme é que ele acaba na verdade o único problema de Orgulho e Preconceito é que eu não moro nesse universo. Gente eu estou largando o post as pressas pq eu vou mais uma vez assistir O&P ADEUS!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero aderir a Moda Lolita, e agora o que eu faço? (Editado 20/05/2020)

Resumo: Chore para o Céu Anne Rice

Aniversário Surpresa da Gabrielle