Resenha Morte de Tinta
FUNK, Cornélia. Morte de Tinta. Ed. Companhia das Letras, São Paulo, 2010.
Aviso post gigante
Coração, Sangue, Morte...
Até o momento quando escrevi as resenhas da série Mundo de Tinta, procurei expor poucos detalhes sobre o desenrolar da estória, por que odeio ficar sabendo o final das coisas antes de ler ou ver, isso me deixa muito irritada, dessa vez não conseguir fazer isso então aviso aquelas pessoas que pretendem ler Mundo de Tinta e são chatas com essas coisas como eu SPOILER ~CORRE NEGADA \õ/
Esse livro, essa série só posso descreve-la como incrível, fantástica, maravilhosa, surpreendente, encantadora, apaixonante e quantos outros adjetivos desse nível eu conseguir encontrar para colocar aqui, o por que vou explicar abaixo.
Morte de Tinta é o capítulo final da nossa aventura, Mô, Rosa e Meggie estão no Mundo de Tinta, Cabeça de Víbora o tirano sádico é agora imortal, graças a um livro confeccionado por Mô, porem esse livro está apodrecendo e junto com as páginas emboloradas a carne de Víbora apodrece ainda em vida. Ombra é uma cidade de viúvas e orfãos entregue nas mãos do cunhado do Víbora que fez a vida dos que moram na cidade se tornar ainda pior.
Ao final de Sangue de Tinta, meu personagem favorito, Dedo Empoeirado ou O Bailarino do Fogo, como ele é conhecido por todos no seu mundo, estava morto, ele deu sua vida as Damas Brancas em troca da vida de Farid, o garoto de pele morena que foi lido por Mô de dentro do livro de Ali Babá e os Quarenta Ladrões, e assim ele continua morto em boa parte de Morte de Tinta, Meggie e Farid tiveram a brilhante ideia de trazer para o Mundo de Tinta, Orfeu o Leitor que estava trabalhando para Mortola ( a mãe de Capricórnio) e Basta. A estória tem uma reviravolta quando Orfeu tenta se livrar de Mô em troca da vida de Dedo Empoeirado, tentando atrair as Damas Brancas para fazer a barganha, depois de uma rápida estada no reino da morte Mortimer o Ladrão encadernador da Morte retorna a vida trazendo consigo o Bailarino de Fogo e uma missão, dar cabo da vida de Cabeça de Víbora dentro de pouco tempo ou a vida dos dois seria tomada definitivamente, assim como a de Meggie.
Enquanto isso em Ombra, Pífaro um dos servos do Víbora ameça levar todas as crianças para trabalhar nas minhas de prata onde o único destino delas seria a morte. Então os problemas a serem resolvidos são Liberar as crianças da sua sina mantando Cabeça de Víbora antes que a morte venha buscar nossos três protagonistas, a única forma de fazer isso é escrevendo no livro que aprisionou a morte as palavras "Coração, Sangue e Morte" . Nesse meio tempo Elinor Loredan, a tia de Resa e, Darius conseguem chegar em Ombra e se juntam aos Saltimbancos, a presença de Elinor fez muita diferença na hora de salvar as crianças e salvar o Príncipe Negro do envenenamento, ajudando Fenóglio a voltar a escrever.
Muitas páginas, muitas coisas emocionantes acontecem, vou permitir a vocês as mesmas surpresas que eu tive, as mesmas pontadas no estomago, falta de ar, lágrimas, decepção, risos e vou direto para o final da estória, posso dizer que o final é imprevisível e surpreendente as batalhas são de tirar o fôlego. Acontece da seguinte forma, Mô resolve fazer um trato com Violante, a Feia, filha de Cabeça de Víbora, mesmo que não confie completamente na vontade que ela tem de matar o próprio pai, ou na possibilidade de ela conseguir protege-lo das torturas de Pífaro. Dedo Empoeirado voltou da morte como se alma dele fosse feita de fogo, como se o fogo estivesse vivo dentro dele, com um controle muito maior e sobre esse elemento além de tudo ele e Mô agora tem uma ligação espiritual que deixa tudo muito mas emocionante, um pode sentir aquilo que outro sente.
Violante resolve levar Mô como seu prisioneiro para o antigo castelo onde sua mãe havia crescido, o castelo no Lago, uma fortaleza que deveria ser intransponível, mas claro que não foi assim, com a ajuda de Orfeu, Cabeça de Víbora se livra de todos os imprevistos no caminho, entra no castelo por uma passagem secreta que fica abaixo do lago, aprisiona a própria filha dentro de uma cela, uma batalha sem combate corporal acontece nas paredes do castelo onde queima por todos os lados o fogo de Dedo Empoeirado, apaga apenas quando Brianna sua filha é aprisionada em uma gaiola e ameçada de ter a alma sugada de seu corpo por um íncubu ( Querida autora você quis dizer dementador ? Eu sei que você gosta de Harry Potter).
Posso dizer a vocês que tudo termina bem, a vida de todos é salva por aquele que ninguem esperava que pudesse vir alguma coisa boa... Vou terminar aqui para deixar vocês com aquela pulga atrás da orelha, curiosidade de ler o livro, assim eu vou ter com quem conversar sobre ele.
Se você chegou até aqui na leitura OBRIGADA =D
Beijos e Desejo a todos uma ótima semana
Comentários
Postar um comentário
Oi muito obrigada pela visita. Deixe o seu comentário abaixo que eu vou ficar muito feliz e responder com todo amor e carinho.