31 de julho de 2015

Como fazer: Chapéu

Oi gente linda, fim das férias está ai e o desespero batendo.

Hoje eu vou deixar pra vocês um Como Fazer, espero conseguir explicar, qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo com muito amor e carinho. 


Esse foi o primeiro chapéu que eu fiz, foi feito as três porradas e muito de última hora então o acabamento ficou muito a desejar, dessa vez eu registrei o passo a passo e aperfeiçoei um pouco a técnica.

Materiais:
Paciência
Uma caixa de papelão
Tecido para encapar
Tecido para forrar
Tesoura
Fita Métrica
Lápis
Régua
Linha e Agulha
Prato para moldar aba
Grampeador

Passo 1: 
Com a fita métrica você mede a circunferência da sua cabeça para ter certeza que o chapéu vai encaixar. Na altura de 5 cm você vai cortar duas tiras de papelão de depois grampea-las em circulo, essa será a lateral do seu chapéu.

Passo 2:
Utilizando a circunferência da lateral do chapéu você vai cortar o fundo ou tampa, na foto a esquerda. Utilizando o prato você vai cortar a aba do chapéu. Repare que em ambos eu deixo pontas,com essas pontas nós vamos grampear o chapéu.

 Passo 3:

Utilizando os moldes de papelão você vai cortar o tecido para cobrir o chapéu, sempre pensado em cobri-lo nos dois lados.

Na parte de cima é o tecido para a lateral.

A esquerda o tecido para a Aba.

A direita o tecido e forro para a tampa do chapéu.











Passo 4: 


Eu utilizei um tecido diferente para a parte internado chapéu, então precisei costura-las para depois poder aplicar. Fiz a costura seguindo bem próximo do papelão para que o tecido ficasse bem firme e sem dobras.
 Passo 5:


Depois que a lateral está forrada você usa o mesmo esquema de costura para colocar o tecido na tampa. Eu acredito que com cola de tecido no papelão seja mais prático, porém eu não tenho esses materiais em casa e prefiro fazer costurando vocês conseguem ver os pontos.












Passo 5: 

Agora você costura o tecido na Aba do chapéu com bastante calma, formando as"pregas" que vão deixar a aba com um pouco mais de volume.

















Passo 6: 
Na parte interna do chapéu você vai fazer a costura final da aba na lateral e grampear para ter mais segurança. Você pode utiliza-lo com grampos para fixar na cabeça ou encaixa-lo e usa-lo direto. Dai vai da criatividade de cada um para acrescentar enfeites.




Amados leitores por hoje é só, espero que tenham gostado.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que vc gostou do tutorial, muito obrigada pela visita ^~^

      Excluir
  2. Tutorial bem legal, achei a peça confeccionada muito fofa ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Andressa, minha mãe vai fazer uma saia ou jsk do mesmo tecido para eu poder usar *_*

      Excluir
  3. Gostei bastante do tutorial! O chapéu ficou uma graça!

    http://deliriosdeconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenny muito obrigada pela visita, e que bom que você gostou do tutorial ^^

      Excluir

Oi muito obrigada pela visita. Deixe o seu comentário abaixo que eu vou ficar muito feliz e responder com todo amor e carinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...