Resenha informal de Coração de Tinta

Lá pelo meio de novembro eu estava sentada no sofá tentando encontrar alguma coisa interessante para assistir, como sempre não tinha nada na programação da sky, fui procurar alguma coisa para ler e descobri que eu estava sem livros novos, eu já havia lido tudo que tinha trazido para Bagre, os que ainda tinha eram sobre metodologia cientifica e não é algo que eu goste de ler antes de dormir. Resolvi comprar algo, na época fiquei muito na dúvida se comprava a trilogia de Mundo de Tinta ou de Jogos Vorazes, ambos estavam com uma ótima promoção no submarino e no final Mundo de Tinta ganhou por causa do frete que era mas em conta.

FUNKE, Cornelia. Coração de Tinta. Ed. Companhia das Letras. 14ª reimpressão, São Paulo, 2006.



Eu já havia assistido o filme Coração de Tinta uma vez com o meu namorado e ele me falou que era um filme muito legal que era inspirado em um livro e que era exatamente o tipo de história que eu gostaria muito de ler e ver.

O livro tem uma história muito interessante e inovadora, você não vai encontrar clichês chatos nesse livro. Coração de Tinta é uma aventura, repleta de muita fantasia, criaturas mágicas e situações imprevisíveis. 
O ponto principal  da toda história é o fato de Mo (Língua Encantada) tem o poder de retirar coisas ou pessoas de dentro dos livros que ele lê, apenas quando ele lê em voz alta, mas para que alguém ou algo saia do livro alguma coisa tem que entrar. Enquanto ele lia "Coração de Tinta" para a esposa, Teresa, ele sem querer retirou da estória Capricórnio e Basta que são os vilões e Dedo empoeirado que é alguém que vive em cima do muro em troca sua mulher foi parar dentro do livro, após uma breve, e nada convincente batalha, Mo conseguiu colocar Capricórnio e Basta para fora de sua casa, restando para ele apenas a filha de três anos Meggie, o saltimbanco Dedo Empoeirado e o seu exemplar de Coração de Tinta.
Isso é tão mágico, eu sou fascinada por histórias em as realidades se cruzam e pode existir algo mas fantástico de que um conte uma história onde os personagens se tornam reais e caminham pelo nosso mundo. 
Eu precisei ler os 10 primeiros capítulos para poder me prender na leitura e encontrar algo que me atraísse, mas depois disso eu não conseguia mas parar de ler ou de pensar no livro, mesmo tendo assistido o filme eu podia imaginar que o livro teria um final diferente e realmente como sempre acontece... o livro é bem melhor.
Uma coisa que é bem legal é que o livro é narrado sob o ponto de vista de quase todos os personagens e você consegue perceber a diferença da narrativa em relação a personalidade de cada um, eu gostei muito mas quando via a história através da visão de Dedo Empoeirado e simplesmente odiei as partes em que era narrado pela chorona e mimada Meggie, mas deu pra sobreviver.


Cada capítulo inicia com uma citação de outro livro, não uma citação qualquer, ela sempre está relacionada com o conteúdo do capítulo, o que demonstra o extremo apreço  59 capítulos, eu por exemplo fiquei muito curiosa para ler "O Noivo da Princesa", essa obra é citada diversas vezes no início dos capítulos e parece ser muito interessante, aparecem também obras como As Crônicas de Nárnia, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o O vento nos Salgueiros, além muitas outras.






Outro ponto que me chamou bastante atenção no livro foram as belíssimas ilustrações, todas feitas pela própria autora, inclusive a capa e que capa é aquela, você pode passar a primeira hora da leitura apenas tentando desvendar todos os detalhes da capa do livro. Que talento essa mulher tem, além de ser ótima escritora uma incrível desenhista.







Então eu super recomendo a leitura, estou indo agora mesmo tirar do plástico o meu exemplar de Sangue de Tinta para ver como continua essa fabulosa história.

Beijos e até a próxima ;)

Comentários

  1. Oh, Deuses! Que resenha maravilhosa, Indira! Adorei a capa e a ideia do livro citar Nárnia me interessou ainda mais. Eu estou com a série "Heróis do Olimpo" aqui e o primeiro livro de "Jogos Vorazes", mas irei colocar "Coração de Tinta" na minha lista do Skoob!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que você gostou =D
      Ela cita vários livros eu fiquei com muita vontade de ler "O Noivo da Princesa". De "Heróis do Olimpo" ainda não tinha ouvido falar, vou procurar ler a resenha.

      Obrigada pela visita =D

      Excluir
  2. Amiga, eu tenho esse livro aqui pra ler e, infelizmente, ainda não o comecei. Sabe quando é quando a gente tem setenta e cinco milhões de outro na fila de espera que a gente quer tão igualmente ler, cada um? É tipo assim comigo. :c
    Mas eu adorei saber que a escrita é em estilo POVs (Pontos de Vista diversificados), e eu simplesmente também sou apaixonado pelas ilustrações. É uma coisa muito linda. *u*
    Amei, meu bem. Você tem um jeito tão bonito de escrever. *-* Leia mais para mais resenhas habitarem esse Blog. sz
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi você quem me ajudou a escolher Coração de Tinta na hora de comprar. Seu muito bem oq é a lista de espera com setenta e cinco milhões de livro na fila da vontade de ler. Eu leio bem devagar quando gosto do livro, então acabo lendo apenas um livro por mês e a fila não anda como eu queria.

      Receber elogio sobre a minha escrita vindo de você enche meu coraçãozinho de alegria, eu li bastante ano passado apenas não fiz resenhas, vou retomar o habito.

      Obrigada pela visita =D

      Excluir

Postar um comentário

Oi muito obrigada pela visita. Deixe o seu comentário abaixo que eu vou ficar muito feliz e responder com todo amor e carinho.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero aderir a Moda Lolita, e agora o que eu faço? (Editado 20/05/2020)

Resumo: Chore para o Céu Anne Rice

Aniversário Surpresa da Gabrielle