Resumo: Chore para o Céu Anne Rice

Eu sou apaixonada por livros, ainda que ultimamente eu passe mais tempo lendo aquelas atualizações de Status bobas no Facebook.




O livro da Vez é "Chore para o Céu" Anne Rice, 1941. Publicado no Brasil pela Rocco em 1996. Eu sou fanática por Harry Potter, daquelas que sabe todas as falas de cor e todos os detalhes dos livros,digo isso que é pra vocês terem noção de como "Chore para o céu" mexeu comigo, eu me vi tão presa ao enredo, aos personagens ao cenário que fiquei com medo de terminar o livro e ficar sem o Guido e Tonio.

A história se passa na Itália do século XVIII, mas precisamente em Veneza e em Nápoles, na época áurea da música clássica, quando os gondoleiros faziam suas serenatas e os grupos da cantores lotavam as "calli" enchendo de som a noite veneziana, quando os cantares de toda a Europa fazia seu "Debut" em Roma e quando Nápoles abrigava os melhores músicos em seus conservatórios.

Bom, os personagem principais são o Guido e o Tonio, ambos são castrati, homens que eram castrados ainda na infância, castrados para que seu Soprano fosse preservado, em música sopranos são as vozes mais altas ou agudas, apenas mulheres podem ser sopranhos, os homens era castrados por que o soprano que ali seria preservado mulher nenhuma poderia igualar. Faziam parte de coros de igrejas, sim isso era permitido por um decreto do próprio PAPA, que tinha na Capela Sistina o seu Coro formado apenas de Castrati.

Guido, foi castrado ainda na infância, foi educado para ser um castrati, durante a adolescência no auge da sua expansão vocal, ele perde a voz, os estudos relatam que isso acontecia com muita frequência, quando a operação de castração não era feita corretamente os castratos perdiam a voz e o direito de se casar, por que uma vez que eles não podia ter filhos a igreja não iria permitir uma união desse tipo entre homem e mulher. O Tonio foi castrado pelo irmão por um vingança, não tendo outra escolha ele dedica sua vida a música, vivendo sempre com a sombra de também ter a sua vingança contra o irmão Carlo.

Um daqueles livros que te prende nas primeiras páginas, que requer toda a sua atenção pra fazer vc entender a trama, mas que quando te prende vc se vê cativado por todos os personagens, cheio de intrigas, lindos cenários,amor, belo-sexo e muita musicalidade.

Aqui tem a gravação em áudio do último Castrati vivo Alessandro Moreschi

Entendam que a gravação é antiga e que Alessandro Moreschi estava velho quando sua voz foi captada mais ainda assim, uma bela voz e uma verdadeira relíquia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero aderir a Moda Lolita, e agora o que eu faço? (Editado 20/05/2020)

Aniversário Surpresa da Gabrielle