Resenha Morte de Tinta

 FUNK, Cornélia. Morte de Tinta. Ed. Companhia das Letras, São Paulo, 2010.

Aviso post gigante

Coração, Sangue, Morte...



Tenho que confessar que já terminei a leitura desse livro a algumas semanas, mas como estavam acontecendo poucas coisas interessantes eu não quis deixar as resenhas muito próximas uma da outra, me arrependo de não ter feito o post assim que terminei o livro e ter deixado como rascunho, já estou super envolvida com outra leitura, mas vivendo e aprendendo.

Até o momento quando escrevi as resenhas da série Mundo de Tinta, procurei expor poucos detalhes sobre o desenrolar da estória, por que odeio ficar sabendo o final das coisas antes de ler ou ver, isso me deixa muito irritada, dessa vez não conseguir fazer isso então aviso aquelas pessoas que pretendem ler Mundo de Tinta e são chatas com essas coisas como eu SPOILER ~CORRE NEGADA \õ/

Esse livro, essa série só posso descreve-la como incrível, fantástica, maravilhosa, surpreendente, encantadora, apaixonante e quantos outros adjetivos desse nível eu conseguir encontrar para colocar aqui, o por que vou explicar abaixo.

Morte de Tinta é o capítulo final da nossa aventura, Mô, Rosa e Meggie estão no Mundo de Tinta, Cabeça de Víbora o tirano sádico é agora imortal, graças a um livro confeccionado por Mô, porem esse livro está apodrecendo e junto com as páginas emboloradas a carne de Víbora apodrece ainda em vida. Ombra é uma cidade de viúvas e orfãos entregue nas mãos do cunhado do Víbora que fez a vida dos que moram na cidade se tornar ainda pior.

Mô incorporou para si a personagem que foi escrita por Fenoglio, o escritor do livro, agora ele atende como Gaio o Ladrão vindo de um país distante, amigo das Damas Brancas da Morte, que deu a imortalidade a Cabeça de Víbora junto com sua filha bruxa, aquele que matou Capricórnio, tanto sua filha quanto sua esposa, agora grávida, temem por sua segurança. Eles agora vivem junto com os ladrões do bando do Príncipe Negro, o líder dos SALTIMBANCOS. Escrevi a palavra saltimbancos em caixa alta para deixar bem clara minha revolta, para simplificar a tradutora foi trocada, achei uma 'PUTA FALTA DE SACANAGEM' ela simplesmente trocar Saltimbancos por Menéstreis, de começo eu pensei que estivessem falando de outro tipo de saltimbancos só mas na frente quando se referiram ao Dedo Empoeirado como menestrel que eu fui entender o que havia ocorrido, já havia estranha a troca do pronome de tratamento utilizado, que ao meu ver deixou uma certa 'falsidade' impressa nos diálogos.


Ao final de Sangue de Tinta, meu personagem favorito, Dedo Empoeirado ou O Bailarino do Fogo, como ele é conhecido por todos no seu mundo, estava morto, ele deu sua vida as Damas Brancas em troca da vida de Farid, o garoto de pele morena que foi lido por Mô de dentro do livro de Ali Babá e os  Quarenta Ladrões, e assim ele continua morto em boa parte de Morte de Tinta, Meggie e Farid tiveram a brilhante ideia de trazer para o Mundo de Tinta, Orfeu o Leitor que estava trabalhando para Mortola ( a mãe de Capricórnio) e Basta. A estória tem uma reviravolta quando Orfeu tenta se livrar de Mô em troca da vida de Dedo Empoeirado, tentando atrair as Damas Brancas para fazer a barganha, depois de uma rápida estada no reino da morte Mortimer o Ladrão encadernador da Morte retorna a vida trazendo consigo o Bailarino de Fogo e uma missão, dar cabo da vida de Cabeça de Víbora dentro de pouco tempo ou a vida dos dois seria tomada definitivamente, assim como a de Meggie.

Enquanto isso em Ombra, Pífaro um dos servos do Víbora ameça levar todas as crianças para trabalhar nas minhas de prata onde o único destino delas seria a morte. Então os problemas a serem resolvidos são Liberar as crianças da sua sina mantando Cabeça de Víbora antes que a morte venha buscar nossos três protagonistas, a única forma de fazer isso é escrevendo no livro que aprisionou a morte as palavras "Coração, Sangue e Morte" . Nesse meio tempo Elinor Loredan, a tia de Resa e, Darius conseguem chegar em Ombra e se juntam aos Saltimbancos, a presença de Elinor fez muita diferença na hora de salvar as crianças e salvar o Príncipe Negro do envenenamento, ajudando Fenóglio a voltar a escrever.

Muitas páginas, muitas coisas emocionantes acontecem, vou permitir a vocês as mesmas surpresas que eu tive, as mesmas pontadas no estomago, falta de ar, lágrimas, decepção, risos e vou direto para o final da estória, posso dizer que o final é imprevisível e surpreendente as batalhas são de tirar o fôlego. Acontece da seguinte forma, Mô resolve fazer um trato com Violante, a Feia, filha de Cabeça de Víbora, mesmo que não confie completamente na vontade que ela tem de matar o próprio pai, ou na possibilidade de ela conseguir protege-lo das torturas de Pífaro. Dedo Empoeirado voltou da morte como se alma dele fosse feita de fogo, como se o fogo estivesse vivo dentro dele, com um controle muito maior e sobre esse elemento além de tudo ele e Mô agora tem uma ligação espiritual que deixa tudo muito mas emocionante, um pode sentir aquilo que outro sente.

Violante resolve levar Mô como seu prisioneiro para o antigo castelo onde sua mãe havia crescido, o castelo no Lago, uma fortaleza que deveria ser intransponível, mas claro que não foi assim, com a ajuda de Orfeu, Cabeça de Víbora se livra de todos os imprevistos no caminho, entra no castelo por uma passagem secreta que fica abaixo do lago, aprisiona a própria filha dentro de uma cela, uma batalha sem combate corporal acontece nas paredes do castelo onde queima por todos os lados o fogo de Dedo Empoeirado, apaga apenas quando Brianna sua filha é aprisionada em uma gaiola e ameçada de ter a alma sugada de seu corpo por um íncubu ( Querida autora você quis dizer dementador ? Eu sei que você gosta de Harry Potter).

Posso dizer a vocês que tudo termina bem, a vida de todos é salva por aquele que ninguem esperava que pudesse vir alguma coisa boa... Vou terminar aqui para deixar vocês com aquela pulga atrás da orelha, curiosidade de ler o livro, assim eu vou ter com quem conversar sobre ele.

Se você chegou até aqui na leitura OBRIGADA =D
Beijos e Desejo a todos uma ótima semana 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero aderir a Moda Lolita, e agora o que eu faço? (Editado 20/05/2020)

Resumo: Chore para o Céu Anne Rice

Aniversário Surpresa da Gabrielle